VER
FAVORITOS!

Por que imóvel na planta é mais barato?

O primeiro motivo é o fato do comprador ajudar a incorporadora a construir o imóvel, pois os valores que começam a ser pagos à empresa são usados para cobrir parte dos custos do início da obra, geralmente, um edifício.
 
Nessa fase, além do apartamento ter valor inferior ao que um pronto teria, há facilidade para o pagamento do imóvel.
 
Enquanto um apartamento concluído tem previsão de entrada de 20% a 30% do valor do imóvel, o pagamento de um apartamento na planta tem a entrada diluída no período em que o prédio é construído.
 
Isso significa que as parcelas iniciais de um imóvel na planta são mais baixas, o que é benéfico para o comprador se ele mora de aluguel ou reside em um imóvel que será vendido para custear a aquisição do novo.
 
Também é comum que, antes da conclusão da obra, a incorporadora seja mais flexível nas negociações propostas pelo comprador.
 
Outro motivo para o valor de um imóvel na planta ser inferior ao de um apartamento pronto é a garantia de venda.
 
Durante a obra, a incorporadora já conhece a taxa mínima de ocupação do edifício a partir das unidades comercializadas, o que reduz os investimentos necessários para a divulgação de apartamentos disponíveis para venda e as despesas com as unidades vazias.
 

Como anda o mercado de imóveis na planta

 
No primeiro trimestre deste ano, foram lançadas 53 mil unidades residenciais no país, o que equivale a uma redução de 42,5% no volume de lançamentos e uma queda de 7,6% na oferta de imóveis em comparação com o último trimestre de 2021, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
 
A diminuição do número de lançamentos imobiliários tem relação com a constante alta dos materiais de construção, o que aumenta a cautela dos empresários no que diz respeito a investimentos em novos empreendimentos.
 
Contudo, o mercado se mantém aquecido para vendas. Entre janeiro e março de 2022, foram comercializadas 74 mil unidades residenciais em todo o país, um crescimento de 2,2% em comparação com o último trimestre de 2021.
 
Em Pouso Alegre, no sul de Minas, há vários edifícios em construção e as vendas de imóveis na planta acompanham o cenário nacional. Se você tem interesse em adquirir unidade na planta, a dica de especialistas no mercado imobiliário é válida independentemente do empreendimento e da cidade em que o prédio está sendo construído: avalie a idoneidade da incorporadora antes de realizar a compra.
 
Você gostaria de entender melhor como funcionam a compra de um imóvel na planta e o sistema de pagamento? Conte suas dúvidas pra gente!
Locação
Venda